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Entenda a importância de criar um blog para sua empresa

Entenda a importância de criar um blog para sua empresa

Por Mauro Lacerda | Marketing de Conteúdo | 1317 Views

A internet chegou pra ficar. Hoje em dia, grande parte das pessoas utiliza os meios online para obter informação, por isso, acessar um blog, website ou qualquer outra plataforma digital já não é mais uma novidade. 

Contudo, a orientação ainda é necessária para quem deseja utilizar os recursos digitais, especialmente, quando o assunto é Marketing para empresas.

Por esse motivo, separamos algumas recomendações e as vantagens de ter um blog para o seu empreendimento. Desse modo, é possível aumentar a credibilidade e a visibilidade no mundo online, além de atrair novos potenciais clientes de forma assertiva e eficiente.

O Brasil é um dos países que mais navega na internet. De acordo com dados da TIC Domicílios, no ano de 2019, o número de brasileiros que navega na internet subiu de 67% para 70%, ou seja, cerca de 127 milhões de pessoas - incluindo acesso por computadores, dispositivos móveis, tablets e celulares.

E, entre os sites mais vistos pelos brasileiros, destacam-se os blogs. Segundo uma pesquisa da “Blogs do Brasil: Panorama 2017”, feita pela BigDataCorp, o Brasil tem 10 milhões de sites ativos e, destes, quase 50% (5,5 milhões) são blogs. Além disso, 82,7% da blogosfera nacional é usada para exibição de anúncios e estratégias de monetização.

Sabendo disso, podemos notar que o universo dos blogs é um mercado já bem consolidado que concorre com as mídias tradicionais ao trabalhar com publicidade. Entre os serviços que mais promovem anúncios, destaca-se o Google AdSense como líder absoluto (55% de participação). 

Sendo assim, os blogs tornam-se um recurso indispensável para o Marketing Digital, o que justifica a importância das empresas terem o recurso.

Dessa forma, qualquer empresa pode ter um blog em seu site institucional: desde uma empresa pequena, que oferece serviços como banho e tosa gato e cachorro, até grandes multinacionais. O segredo está em saber como adotar uma estratégia de marketing eficiente, para potencializar os resultados.

Mas, afinal, o que é um blog?

O blog nada mais é que uma página online, que se mantém atualizada com frequência, que pode ter formato de diário pessoal, periódico ou empresarial. Com ele, é possível se comunicar com uma série de pessoas, empreendimentos e instituições em todo o mundo.

Para empresas, o blog pode informar, identificar e lidar com os desejos, dúvidas, inquietações e interesses do público. Tudo isso por meio de uma produção de conteúdo eficiente, que privilegia o compartilhamento de informações relevantes aos potenciais clientes e demais interessados.

Uma característica peculiar do blog é que ele pode se adaptar às mais diversas necessidades. Sendo assim, caso uma empresa de funilaria express deseja informar seus clientes sobre os trabalhos de recuperação de lataria, ou até mesmo mostrar os resultados estéticos de recuperação de um automóvel, o blog é um recurso online muito funcional.

Além disso, a funilaria pode usar o espaço para divulgação de parceiros, ou seja, empresas que mantêm uma relação amigável entre si, oferecendo vantagens aos clientes. Dessa forma, é possível encontrar um anúncio de uma empresa de manutenção de vidros blindados, que faz a recuperação e a prevenção da vidraria de automóveis.

Quer dizer que, a partir de assuntos correlacionados, tem-se um método efetivo de divulgação. 

Outro ponto interessante diz respeito sobre a monetização do blog, visto que os anúncios podem gerar uma renda interessante, que é convertida em estratégias de divulgação.

Ou seja, ganha a empresa de manutenção e a de funilaria rápida, de modo simples, porém altamente eficiente.

As vantagens de ter um blog para a sua empresa

Além da visibilidade e a integração de publicidade com empresas parceiras, os blogs oferecem muitas outras vantagens para o seu negócio, como por exemplo:

  • Facilidade no processo de venda;
  • Atração de mais pessoas para o seu site;
  • Geração de valor para a sua marca;
  • Determina a autoridade da empresa;
  • Promove a interação com os clientes.

O blog consegue atrair um número grande de visitantes e potenciais clientes. Isso colabora com a estratégia de transformar o prospect (pessoa interessada no conteúdo apresentado), em lead (pessoa que entra em contato com a empresa) e, futuramente, no cliente. 

Ou seja, os blogs são ótimas ferramentas para aumentar a geração de novos leads, de modo dinâmico, simples e rápido.

Além disso, um blog traz resultados permanentes, em comparação com as mídias tradicionais. Isto é, diferentemente de um outdoor, banner ou propaganda de TV, os anúncios online ficam presentes de forma constante.

Assim, mesmo que você pare de investir em publicidade paga online, o conteúdo do blog permanece à disposição dos usuários.

No entanto, é importante não deixar de escrever e produzir conteúdos para os blogs, já que a interrupção pode diminuir a visibilidade nos mecanismos de busca (como o Google), e ainda contribuir para a queda de autoridade da empresa.

Outro ponto positivo, mas que nem sempre é levado em consideração, diz respeito ao aprendizado. Ao produzir conteúdo para o blog, os responsáveis devem pesquisar sobre a temática e, eventualmente, acabam adquirindo conhecimento sobre determinado assunto, além de conhecer as práticas dos concorrentes. 

Dessa forma, é possível investir em melhorias no produto e/ou serviço, de acordo com as tendências do mercado.

O ramo pet é um dos que foi significativamente beneficiado pelo aprendizado constante. Com um faturamento de R$ 20 bilhões por ano no Brasil, o segmento de produtos e serviços para animais de estimação é um dos mais rentáveis do país. 

Sendo assim, muitas empresas ao observar a concorrência e conhecer mais sobre as práticas em outras localidades passaram a investir em creche para animais e outras atividades, que vão muito além do banho e tosa.

Ademais, junto com os blogs, o mercado de pets oferta outras novidades para os potenciais clientes e, até mesmo, atrair prospects por meio de venda de produtos especiais. 

Por exemplo, uma empresa de hotéis para cães pode ofertas canecas para brindes personalizados com a foto do animal de estimação, em uma ação promocional para quem acompanha o blog. Mais do que converter leads, é uma forma de fidelizar os clientes.

Contudo, é indispensável que todo o conteúdo produzido nos blogs tenha qualidade. Somente dessa forma a sua empresa poderá ser reconhecida como autoridade no assunto. Portanto, antes de fazer qualquer publicação, cheque os fatos.

Além disso, é importante manter a atualização da informação. Por exemplo, empresas que trabalham com serviços que dependem de obrigatoriedades normativas e legislativas, como empreendimentos responsáveis por fornecer laudo de transferência, devem se manter antenadas junto às recomendações do CTB (Código Brasileiro de Trânsito) e do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de cada município. 

Assim, caso haja alguma mudança nas especificidades, é interessante produzir um conteúdo novo, ou atualizar o antigo.

Outro ramo que tem se destacado nas plataformas online é o de casa e construção. Se anteriormente os clientes tinham que ir até uma loja para comprar um produto, e imaginar como o acessório iria combinar com o imóvel, hoje os blogs possibilitam o uso de recursos imagéticos, para que os clientes possam realmente visualizar a estética do artigo.

Desse modo, ao comprar um sombrite para garagem, por exemplo, o cliente pode acessar o blog da loja e ver as recomendações de uso, bem como todas as especificações do produto. 

Essas informações também evitam desencontros, como comprar um acessório de tamanho maior do que o adequado para o ambiente.

Ademais, os clientes também podem interagir com o conteúdo do blog, com comentários, curtidas e compartilhamento. Isso torna o relacionamento entre a empresa e o público bem mais próximo, o que contribui para a atração de novos leads.

É possível investir em outros recursos de interação, como os famosos “plugins”, que são botões de redirecionamento ou extensões que trazem funcionalidade para o blog. 

Assim, uma empresa que trabalha com o mercado internacional pode investir em um plugin que coloca, em tempo real, a cotação do dólar. Essas facilidades agregam valor à plataforma e chamam a atenção do público.

No mais, os blogs são importantes ferramentas para avaliação das estratégias de marketing. Com ele, as empresas conseguem analisar se determinado plano está dando certo, identificar falhas e conhecer ainda mais o público (ou ampliá-lo), produzindo conteúdos e informações personalizadas.

Mas, lembre-se de manter o blog vinculado com as demais mídias, especialmente, as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter…). 

É recomendável que as matérias do blog sejam divulgadas nas redes, já que grande parte das pessoas utiliza esses recursos para se informar com rapidez. Por isso, invista em títulos atrativos, que irão condicionar as pessoas a clicarem no seu conteúdo e visitar o blog.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.